O Inglês como fator de crescimento pessoal, profissional e financeiro.

 

Há diversos casos de clientes que hoje nos procuram pois não foram promovidos para um cargo de alto escalão de uma grande multinacional pois, o inglês não era adequado para a vaga. Tinham inglês intermediário quando o exigido era o proficiente.

Colocado na ponta do lápis, um funcionário corporativo pode perder muitas dezenas senão centenas de milhares de reais por ano por não ter sido promovido. Pior ainda, não ter sido promovida devido a algo que sempre esteve na no topo da lista das prioridades.

Frequentemente dá-se o valor a algo quando o mesmo é impeditivo imediato para a realização de um grande sonho. Seja voltar para o mercado de trabalho ou ser promovido dentro da organização, ter o inglês com fluência e acuidade é um verdadeiro ativo para o sucesso profissional. Portanto, como não se pode resgatar o tempo não investido no aprendizado do inglês, elencamos algumas estratégias que podem ajudar aqueles que pretendem usar o inglês a favor do desenvolvimento profissional no curto e médio prazo.

  • Planeje-se! Crie uma meta de curto, médio e longo prazo e busque uma instituição atualizada e eficiente. Saiba que a época de cursos intermináveis já não existe mais. A Next Move foca em necessidades específicas e pontuais.
  • Estude em inglês! Caso seu nível de inglês seja intermediário ou superior, comece a estudar livros de sua área de atuação profissional em inglês. Os sites estantevirtual.com.br e www.abebooks.com são ótimas alternativas para comprar livros em inglês a um custo reduzido. O primeiro é um site nacional com acervo razoável de livros em inglês, o segundo é um site americano com dezenas de milhares de títulos dos mais variados assuntos.
  • Aceite que não saber é normal! Ao ler em inglês, você irá se deparar com inúmeras palavras e/ou expressões que serão desconhecidas. Nesse caso, tente entender a palavra em seu contexto. Outra alternativa seria utilizar sites como o http://dictionary.cambridge.org/ .

Nesse site você encontrará a definição da palavra e poderá ouvir a pronúncia, tanto em inglês americano quanto britânico.

  • Use e abuse do Netflix! Especialmente programas que tem conexão com o mundo do trabalho como Ted Talk, House, House of cards, etc. Assistir esses programas com a legenda em inglês e anotar as expressões ajuda muito no processo de aprendizagem! Porém, se você não praticar elas serão facilmente esquecidas.
  • Prática! Inglês é como musculação ou qualquer outra atividade de fitness, se você não praticar irá perder. Portanto, converse em inglês pelo menos uma vez por semana com um colega ou profissional do ensino da língua inglesa. Dessa forma você se manterá em forma com o seu inglês.

Portanto, não adie o seu sucesso profissional e crie uma meta factível com o aprendizado do inglês. Em um mundo onde o termo globalização já virou clichê, não ter inglês fluente o coloca à margem de todas as grandes oportunidades profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *